quarta-feira, 2 de maio de 2012

Subcomitê marca encontro regional para Mostardas

O Subcomitê da Cebola marcou, para o próximo dia 14 de maio, o encontro regional do setor quando serão debatidos temas referentes à cebolicultura nos municípios produtores, assim como discutidos os temas tratados no último encontro realizado no Paraná. Para tanto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José do Norte, Charles Silveira, já está agendando trabalho para ser levado a Mostardas.
Produção de cebolas na safra 2011/2012
Segundo Charles Saraiva, pelo levantamento realizado pelo Sindicato Rural, os três municípios maiores produtores na Península Sul ficaram com estes números: São José do Norte teve, nesta safra, um total de 68 milhões de quilos para cerca de 1800 hectares plantados, o que garantiu em perdas algo em torno de 12% (com cebolas com pendão) e 12% como descarte. Tavares apresentou um total de 42 milhões de quilos colhidos, com 1400 hectares plantados; enquanto que Mostardas ficou com 5,4 milhões de quilos colhidos para 200 hectares plantados.

Sobre o plantio para a nova safra, o presidente Charles Silveira acredita que os bons preços oferecidos este ano, renderam razoável margem de lucro ao cebolicultor, muito embora as variações verificadas ao longo do período de comercialização, atingindo entre um real, no início da colheita, baixando para até 40 centavos e voltando a subir, para alcançar entre 70 e 80 centavos, no final, deverá motivar o produtor da região, com aumento da área de plantio, até porque as perspectivas são de possibilidade de continuidade de bons negócios no final do ano, especialmente para a cebola precoce, disse Charles Silveira.

Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário