sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CNT/Sensus indica empate técnico

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 46,8% das intenções de voto, contra 42,7% do tucano José Serra, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 10,6%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou menos, a pesquisa aponta empate técnico entre Dilma e Serra, se a petista ficar no limite mínimo dos votos e Serra, no limite máximo. Segundo a pesquisa, Dilma tem 52,3% dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), enquanto Serra tem 47,7% dos válidos. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de outubro, em 136 municípios, com a realização de 2.000 entrevistas, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35.560/2010.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Dilma recebeu 44,5% dos votos e Serra, 40,4%. Os brancos, nulos e indecisos somam 14,6% na espontânea. Antes da realização do primeiro turno das eleições, Dilma tinha, segundo a CNT/Sensus, 53,9% das intenções totais de votos e Serra, 34,5%, em uma simulação para um, até então, eventual segundo turno. A pesquisa mostrou ainda que o índice de rejeição de Dilma ficou em 35,4%, ante 32,6% na simulação antes do primeiro turno, realizada entre os dias 26 e 28 de setembro. Serra, por sua vez, teve queda na rejeição, passando de 40,2% para 37,5%, no mesmo período. O levantamento divulgado ontem mostra também que 43,3% dos entrevistados disseram que Dilma seria o único candidato em que votariam para presidente, enquanto 37% afirmaram que votariam apenas em Serra.A pesquisa questionou ainda sobre as expectativas de vitória dos eleitores, em que 59,6% disseram acreditar que Dilma irá vencer as eleições, enquanto 29% disseram acreditar que Serra sairá vencedor. Essa pergunta foi feita independente do voto declarado pelo entrevistado.

Regiões

A pesquisa CNT/Sensus sobre a corrida ao Palácio do Planalto divulgada ontem mostra que Dilma continua na liderança da disputa apenas na Região Nordeste. No Sul, Serra abriu vantagem de 20 pontos sobre a petista, e no Sudeste, aparece um ponto porcentual à frente da adversária, dentro da margem de erro. O diretor do Sensus, Ricardo Guedes, ressalva que Dilma mantém a liderança na Região Norte, mas o instituto reúne os dados desses Estados com os da Região Centro-Oeste, onde Serra disparou na frente da petista. Segundo o Sensus, o tucano lidera nas regiões Norte/Centro-Oeste com 45,7% das intenções de votos contra 40,7% de Dilma Rousseff. Guedes destacou a virada de Serra no Sul, onde ele desponta com 56% das intenções de votos contra 36,4% da petista. Em setembro, antes do primeiro turno, essa diferença era de apenas cinco pontos porcentuais. (das agências de notícias) OS NÚMEROS DO SEGUNDO TURNO Os principais institutos de pesquisa* divulgaram, nos últimos dias, levantamentos sobre a corrida presidencial. Pelos votos totais, os resultados são os seguintes - entre parênteses, seguem as datas em que as sondagens foram realizadas: CNT/Sensus (11 a 13/10) Dilma Rousseff (PT): 46,8%José Serra (PSDB): 42,7% Margem de erro: 2 pontos Ibope(11 a 13/10)Dilma: 49%Serra: 43% Margem de erro: 2 pontos Vox Populi(10 e 11/10)Dilma: 48%Serra: 40% Margem de erro: 1,8 ponto Datafolha(8/10)Dilma: 48%Serra: 41% Margem de erro: 2 pontos* Essas pesquisas não são comparáveis por serem realizadas com metodologias diferentes.

Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário